
Desde o primeiro dia ao qual escolhi essa profissão ouvi uma frase que nunca mais esqueci.
Creio que a mais simples e humana possível:
‘’Enfermagem é gente cuidando de gente’’.
Bom ,gente cuidando de gente ou gente cuidando de estranhos?
Nesses meses de estágio,tenho visto coisas hora absurdas e hora maravilhosas.Ainda a mim causa estranheza cuidar tão bem de pessoas que nunca ouvi falar que existiam.Limpar ‘’bumbuns’’ de pessoas que nunca vi na vida,e salvar gente que talvez nunca me diga um ‘’obrigado’’.
Quem acaba escolhendo essa profissão, se depara com coisas de tirar o sono e pra botar a massa cinzenta pra funcionar.Tantos descasos em relação a estrutura do hospital que se trabalha,pessoas abandonadas lá dentro pelos parentes,sendo tratadas feito ‘’qualquer coisa’’.
Tenho visto comportamentos de pessoal antigo já na área que,não parece humano.
Tá certo que não se deve também morrer de amores por todos os pacientes,chorar por todos os que nos deixam e enfim,mas o ‘’cuidar’’está dando lugar ao ‘’produtividade e economia’’.
Pressão para que o serviço vá mais rápido, e que a equipe gaste menos material possível,pra gerar economia a instituição,mas por tabela acabam fazendo o serviço bem ‘’meia-boca’’,e sinceramente,quem acaba pagando mesmo é o paciente.
Enfermagem é a arte de cuidar; de ajudar o enfermo a se recuperar,tanto físico como psicologicamente.
Eu particularmente,cuido dos meus pacientes como se fossem parte da minha família.Me deparo com pessoas com a idade dos meus pais,que já não são tão novinhos assim,e procuro cuidar bem dos meus pacientes assim como cuidaria dos meus pais.Afinal,já estive na posição de acompanhante no hospital,a agora estou do outro lado da moeda.Procuro fazer o melhor que posso,embora onde eu esteja fazendo o estágio não tenha muitos recursos.
Sei que não adianta um ou dois fazerem os procedimentos corretos e os outros fazerem meia-boca,porém a minha consciência estará limpa.
Cuido bem dos outros,pois,quem sabe um dia talvez eu precise ser cuidada e reza a lenda que o bem que a gente faz,volta a nós em dobro!
Muitas alegrias e muitas tristezas...
Esse é o estranho mundo da enfermagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário