
Hoje pela manhã,pego o velho ônibus para ir á cidade vizinha para mais uma aula.Mas com a nova realidade chamada ''Gripe tipo A H1N1'',mais conhecida como ''gripe suína'',requer que nós profissionais da saúde e os demais deveriam criar novos\velhos hábitos pra ajudar a não espalhar tanto o vírus,ou seja,não dando ''oportunidades''
Chego,abro uma frestinha da janela pra circular um arzinho novo e amenizar aquele terrível ''bafo humano coletivo''.Eis que a minha felicidade dura menos de um minuto.Na rua seguinte entra uma mulher,que vejo todo o santo dia;chega e se senta no seu lugar habitual,e em menos de 30 segundos ela se levanta e vai lá fechar a minha janelinha:
_ Ai está muito frio!e com essa gripe suína tem que deixar tudo bem fechadinho pra ela não entrar!
Fui tomada por uma vontade enorme de bater a minha cabeça no vidro da janela e pedir pra morrer de uma vez!hahaha!sim,ou se me atirar pela mesma janela...
Desde que entrei para a área da saúde,comecei a ficar muito crítica quanto as condições higiénicas,se as coisas são feitas corretamente e com assepsia,e essa maldita mania de observar pequenos hábitos me faz criar a cada dia uma nova neurose.E quando começa aquele ''abafo''dentro do ônibus,eu fico sufocada,dando graças a Deus de ter sobrevivido até o meu destino,respiro aliviada na parada depois.
Ela jogou um olhar tão intimidatório que me dizia ''nem se atreva a abrir essa porcaria de janela de novo!prefiro ficar doente do que passar frio!se tu abrir eu te mato''.
Por mais que seja um perigo que não podemos enxergar,ele é real e está crescendo cada vez mais.Aqui no sul são muitos os casos,e recentemente tivemos a morte de um menino,de um caminhoneiro,enfim,são vários os casos no estado.E por mais que digam que essa gripe mata justo as pessoas que estão com a imunidade baixa,mesmo assim somos agentes de transporte do vírus,pra lá e pra cá,acabando por se disseminar.
O que eu não entendo é por quê as pessoas fazem tão pouco disso.Todos os dias na mídia,acompanhamos notícias,medidas de defesa,hábitos que podem ajudar a prevenir(hábitos que são coisas básicas da higiene de cada um e que muitos não fazem).Isso deveria ser de importância geral da nação,pois é pro próprio bem da saúde nacional!
Talvez o povo só releve quando for decretada uma epidemia no Brasil,e que sejam impostas medidas de controle um pouco mais rigorosas.Não sabemos por onde ela anda,quem pode estar portando o vírus e quando ela pode nos atacar,então custa seguir as recomendações?
Isso me faz pensar muito.Por quê as pessoas não previnem ao invés de remediar?
Será que a confirmação para que caia a ficha das pessoas seja que morram mais dezenas,centenas de pessoas?
Acho que como bons cidadãos não custa nada adotar essas medidas,que são simples e baratas.Lavar as mãos quando chegar da rua ou ter tido contato com alguma pessoa doente,evitar aglomerados de pessoas em locais fechados e tentar manter uma ventilação,evitar contatos desnecessários com pessoas gripadas...
Medidas que ajudam e muito!
Ou você quer ajudar a espalhar?
Faça sua parte!
Juh! Meeu Deus, cada vez que leio esses textos eu escuto a sua voz narrando eles, sabe que até imaginei a mulher? ( rsrsrsrsrsrsrs) ...
ResponderExcluirBem, como vc disse, e concordo plenamente, nós como profissionais da saúde sempre devemos ter esse sentido pra lá de aguçado e ver que o Virus H1N1 não é algo "despreocupante" como disse nosso querido Secretário da Saúde do RS, bem devemos espalhar essa verdade por aí! e se a mulher aquela querer se matar na gripe, se mata sozinha, lugares bem arejados como sabemos é essencial, e como diria aquela professora " Essas CRIATURAS não aprendem mesmo!!!" (rsrsrsrsrs) talvez essa gente não está entendendo o problema, pois os que deveriam estar passando as informações estão colocando muitos " panos quentes" ... como sempre Juh! Adoreii o Textoo !!! mew vc podia ser a repórter enfermeira Juliana, neh =)