Eu tinha planejado de escrever sobre isso no primeiro post,mas tal inspiração mudou o rumo das coisas.O mundo,volta e meia é invadido por contra culturas,a exemplo disso,o movimento punk nos anos 70\80.O mundo continua girando,e novos grupos se formando,com novas filosofias,novas visões,um novo ar na sociedade moderna. Quando eu entrei na adolescência,passei desde o grupo punk,gótico,acho que até emo(passado infame),e agora estacionei na filosofia ''Straight Edge''.O que muitos me perguntam é:o que é ser Straight Edge?
Começando pelo começo,resumirei aqui a história sobre esse movimento.
''Straight edge pode ser definido como uma contra cultura, modo de vida, ou como uma forma de resistência, abstendo-se de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas. A ideia surgiu com o início da cultura punk, no meio de jovens de culturas distintas que simplesmente não queriam fazer uso de drogas ou de bebidas alcoólicas para se divertir.
Existem inúmeras razões pelas quais se escolhe ser "straight edge". Alguns o utilizam como um fundamento porque crêem que desta forma estarão mais envolvidas com sua saúde física e mental. Existem também os que se identificam com o movimento por partilharem da opinião de que a consensualização atual do uso de substâncias alteradoras do humor contribui para a anestesia política e contenção da contestação. Quem adota esta postura procura uma forma de resistir, através da contra cultura, à pressão social que incentiva o consumo de álcool, cigarro e drogas ilícitas.
Grande parte escolhe por ser vegetariano ou vegano, ainda que muitos não vejam nenhuma ligação entre o seu ideal e o vegetarianismo ou veganismo. Da mesma forma, muitos edgers optam pelo ateísmo, de modo a assumir total responsabilidade por seus atos.
Para poucos, straight edge envolve a abstinência, também, do sexo casual. Estes acreditam que o sexo não deve ser negligente, durando apenas uma noite''.
Bueno,os conceitos estão ai.Mas e na vida real,será que as pessoas colocam tudo isso a risca?
Ultimamente,tenho visto cada vez mais pessoas se dizendo ser ''Straight Edges'',usando camisetas,colando adesivos na testa do tipo ''beije-me,sou straight Edge'',e cada vez menos se importando com essa filosofia de vida.Quantos que eu já vi se dizerem sxe(abreviação de Straigh edge)e no fim das contas,estavam bebendo e fumando nas festas por ai...
Parece que se dizer um ''sxe''virou uma espécie de status,ou uma forma de chamar a atenção.Mas ao mesmo tempo atropelam violentamente os preceitos de ''"I Don't Drink, I Don't Smoke, I Don't Fuck - At Least I can fuckin' think!''de vez!
Quem costuma seguir esses preceitos,visa ter uma vida mais saudável,em relação ao corpo e a mente.Mas eu me pergunto:tentar ser uma coisa que você não é,é uma atitude saudável?
Acho que o espírito dos ''edge kids''ainda vive;muitos ainda levam a sério,mas outros,tratam disso como se fosse uma estampa de camiseta comprada na Internet.
As vezes penso que o ''ser Straight Edge'' nunca deveria ter saído dos bares underground onde bandas de hardcore old scool tocavam enfurecidas,sem usar nada pra mudar seu estado psíquico.Talvez então,não tivesse virado uma ''modinha'' .
Pra mim,ser sxe significa ter atitude:ver as coisas com um olhar mais profundo e fazer alguma coisa pra melhorar a situação em que se encontra.É ver e agir e não ficar esperando pra que outra pessoa resolva;é ir em frente na sua luta diária em busca da felicidade.É dar valor as coisas simples;tentar ser alguém melhor por você mesmo e por quem você ama.É não ter medo de errar,mas visando o acertar;é viver o hoje intensamente e não pensar no amanhã;é não agredir o nosso corpo com coisas que nos dão um prazer falso e momentâneo;é não passar por cima dos sentimentos alheios;é respeitar todos os seres,sem exceção...
Isso pra mim é ser um Straight Edge.
E não esses que bebem,fumam e são promíscuos,queimando o filme de quem realmente se importa com a bandeira que ergue...
Eu sou uma sxe,ouço hardcore,sou vegetariana,não bebo,não fumo e nunca me droguei,e tenho orgulho disso.
E você que que se diz ''sxe'',que bebe,fuma e come picanha,se orgulha de dizer uma coisa que você não é?
Aonde foi parar o espírito Straight Edge?
eu acho que esse post, foi direcionado a alguém...
ResponderExcluir... e nao é eu! hehehehehe
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTêm orgulho de dizerem que são uma coisa que não são*
ResponderExcluir